mudar de contabilista

Processo simples, Facil, Rapido. Peça ja um orçamento mudar de contabilista/ orçamento

Etapas do processo de Mudança de contabilista

1. verificar o contrato atual

Confirme se existe algum procedimento de rescisão, incluindo aviso prévio. Normalmente, não há custos adicionais, exceto se houver um contrato que preveja penalizações por rescisão antecipada ou então não cumpra com o aviso prévio. A mudança deve ser bem planeada para evitar encargos desnecessários.

2. Procure e escolha um novo contabilista

Procure um contabilista certificado em que se sente confiança em trabalhar. Analise os serviços incluídos na avença do gabinete de contabilidade e o orçamento.

3. Comunicar a decisão ao atual contabilista

Deverá comunicar ao seu atual contabilista a intenção de alteração da responsabilidade contabilística e fiscal da sua empresa e combinar a data da cessação dos serviços. Deverá Comunicar a mudança por escrito e de forma profissional, para que a transição seja clara e documentada.

4. pedir a documentação ao atual contabilista

Facultar os dados do anterior contabilista (deverá facultar nome, contacto e email do anterior contabilista), de forma a que possamos cumprir com o artigo 74.º, n.º 2 dos Estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados. Não havendo oposição do colega, o novo contabilista poderá assumir a responsabilidade técnica.

5. Formalizar a mudança com assinatura do novo contrato

De seguida, deverá comunicar com o novo contabilista a adjudicação da proposta apresentada e combinar a data de início dos serviços,

A partir desse momento, ambos os contabilistas estarão em contacto permanente de forma a que a transição seja simples e com toda a comodidade.

6. Atualizar responsabilidades:

Se o contabilista for responsável por submeter declarações fiscais ou representar a empresa junto da Autoridade Tributária (AT), atualize os dados no Portal das Finanças, alterando o “Contabilista Certificado” associado à empresa.

mudar de contabilista

Processo simples, Facil, Rapido. Peça ja um orçamento

Principais dúvidas do empresário que quer trocar de Contabilidade:

Posso mudar de contabilista em qualquer altura?

Sim. os softwares de contabilidade exportam um ficheiro (SAFT-T Contabilidade) no qual qualquer contabilista certificado possui a informação de todos os lançamentos contabilísticos e apuramentos.

Há algum período do ano ideal para efetuar a mudança?

A mudança poderá ser realizada em qualquer altura do ano. Contudo, por uma questão prática, o início do ano contabilístico, que normalmente coincide com o início do ano civil, torna o processo mais simples quanto ao cumprimento das obrigações legais. Reduz a complexidade de transferir dados entre sistemas informáticos. Permite começar o ano novo com a novo contabilista, sem sobreposição de responsabilidade. Caso pretenda mudar a sua contabilidade no início do ano, o contabilista certificado anterior terá de enviar, obrigatoriamente, as declarações fiscais, as demonstrações financeiras e os seus anexos do ano anterior (de acordo com o artigo 72.º, n.º 2 dos Estatuos da Ordem dos Contabilistas Certificados).

Quanto tempo leva o processo de mudança de contabilista?

A mudança é relativamente rápida. No entanto, poderá haver alguma(s) declaração(ões) por finalizar durante aquele mês ou trimestre que terá de ser realizado pelo contabilista anterior. Ao mesmo tempo, o contabilista anterior possui um prazo máximo de 60 dias para a entrega dos documentos à entidade a quem prestou serviços (art. 15.º, n.º 1 do Código Deontológico dos Contabilistas Certificados).

 

O que acontece aos meus documentos e informação contabilística?

De acordo com o código comercial, os documentos contabilísticos devem ser guardados e conservados durante 10 anos. Toda a informação contabilística da sua empresa deve ser transferida para o novo contabilista de forma organizada, garantindo a continuidade do serviço. Os documentos essenciais incluem o Códigos de Acesso à Certidão Permanente, Portal das Finanças, Segurança Social Direta, Relatório Único, Certificação PME e Intrastat, além do livro de atas, balancete analítico e o ficheiro SAFT da contabilidade.

Também devem ser entregues o cadastro dos colaboradores, fichas de imobilizado, o dossier fiscal e qualquer documentação relevante associada ao histórico contabilístico da empresa. Esta transição é essencial para que o novo contabilista possa assumir a contabilidade com segurança.

Mudar de contabilista / orçamento

Numero de documentos de Compras e Despesas/ Mensais

Numero de documentos de venda/ Mensais